O budismo mahāyāna, que surge na Índia e chega ao Tibete com ênfase nos ensinamentos dos sūtras mahāyāna e nas práticas tântricas do vajrayāna, tem como característica o ideal do bodhisattva, a aspiração de auxiliar todos os seres a se libertarem do sofrimento. Nesse sentido, Avalokiteśvara é um personagem que tem proeminência na literatura budista, sendo referido como o bodhisattva da compaixão. O presente artigo tem o objetivo de analisar o papel de Avalokiteśvara enquanto uma representação do ideal do bodhisattva. Por meio de uma revisão bibliográfica, utilizou-se dos seguintes textos mahāyāna em que Avalokiteśvara tem papel de destaque: O Sūtra do Lótus, o Kārandavyūha Sūtra, o Avatamsaka Sūtra, o Samdhinirmocana Sūtra, o Sūtra do Coração, o Lokanātha Stotra, o Guia do Estilo de Vida do Bodhisattva de Shantideva e o Lamrim ChenMo de Je Tsongkhapa, bem como outros autores da tradição indo-tibetana e pesquisadores contemporâneos que escreveram sobre o tema, como Studholme (2002), Berzin (2011), Trijang Rinpoche e Lopez (1998). Também foi realizada uma análise etimológica de palavras relacionadas a Avalokiteśvara. O resultado da pesquisa mostrou que Avalokiteśvara, em suas diferentes atribuições, representa uma pedagogia do Dharma, o que se espera que a conduta de um bodhisattva manifeste em termos de qualidades preconizadas por essa literatura mahāyāna.