About the Journal

Prajna: Revista de Culturas Orientais é um periódico semestral que se destina à publicação de artigos inéditos resultantes de pesquisas acadêmicas com foco multidisciplinar nos aspectos culturais do Oriente difundidos também em diferentes regiões do mundo. Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol que dialoguem com religião, política, literatura, filosofia e outros temas relacionados ao Oriente. Em casos de outras línguas, o autor deverá manifestar a possibilidade de tradução.

Prajna é uma publicação do Laboratório de Pesquisa sobre Culturas Orientais (LAPECO), cadastrado no CNPq e realizado junto à Universidade Estadual de Londrina.

ISSN: 2675-9969

Announcements

Memórias Contestadas, Culturas Conectadas: Entre Conflitos Históricos e Diálogos Culturais

2025-10-03

O continente asiático é, simultaneamente, um palco de profundas memórias de conflitos — legados do colonialismo, guerras de independência, partições traumáticas e disputas fronteiriças — e o núcleo de um dos mais intensos e vibrantes fluxos culturais do mundo contemporâneo. Este dossiê parte deste paradoxo fascinante para investigar como as indústrias culturais e o consumo de mídia na Ásia se tornaram arenas simbólicas onde passados dolorosos são constantemente negociados, silenciados ou ressignificados.  Convidamos, portanto, a submissão de artigos, ensaios e traduções.

Data limite para submissão: 10/03/2026

Read more about Memórias Contestadas, Culturas Conectadas: Entre Conflitos Históricos e Diálogos Culturais

Current Issue

Vol. 5 No. 9 (2024): A China e os chineses em perspectiva histórica

Fruto de sua ascensão no século XXI e de sua importância geopolítica crescente, a China tem presença constante em nosso dia a dia, tornando-se mais difícil negar a sua importância acadêmica. Nesta, os estudos chineses têm assistido a um aumento de interesse significativo nos últimos anos, onde a história se insere como ferramenta útil de análise dos processos que marcaram o país e o seu povo. Todavia, na linha da crítica elaborada por Gu Hongming 辜鸿铭 em 1915, acreditamos que a China se torna mais compreensível para nós, que não partilhamos do mesmo plano de fundo cultural, na medida em que analisada de forma holística. Portanto, utilizando-se da história, mas não encerrando-se a ela, procuramos trabalhos que versam as mais variadas áreas do conhecimento, desde a filosofia até as relações internacionais, de estudos jesuítas a análises de clássicos chineses. O dossiê espera assim contribuir para aprofundar o nosso conhecimento histórico sobre a China e o povo chinês, a partir de si próprios ou em relações com outros países e povos; e mediante o uso de documentações de tipos e línguas variados.

Published: 2025-11-07
View All Issues