QUANDO A DONINHA DAS FOICES MOSTRA AS PRESAS: O PROCESSO COLABORATIVO DE EIKŌ HOSOE E TATSUMI HIJIKATA PARA UNIR FOTOGRAFIA E DANÇA

Authors

Keywords:

Kamaitachi, Ankoku Butō, Hijikata

Abstract

O presente artigo investiga o cenário da contracultura japonesa subsequente ao fotorrealismo para expor as contribuições artísticas da fotografia subjetiva e da dança Ankoku Butō a partir dos fotolivros e experimentações audiovisuais produzidas entre os artistas Eikō Hosoe e Tatsumi Hijikata. O corpo é apresentado como principal agente da empreitada crítica que põe em xeque os dogmas preestabelecidos de suas respectivas linguagens artísticas: fotografia e dança. Dessa forma, a integração entre duas artes de diferentes configurações proposta por ambos os artistas é colocada como gatilho para novas percepções não apenas sobre os conteúdos trabalhados por elas, mas delas próprias.

Author Biographies

Daniel Aleixo, USP

Mestrando pelo programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa no Departamento de Línguas Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP)(2023-atual). Linha de pesquisa: Culturas em contatos: inserção e decodificação. Bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (2016-2022) tendo realizado intercâmbio no programa de Estudos Globais na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS)(2019-2020). Integrante do Grupo de Estudos Arte Ásia (geaa.art.br), com 30 pesquisadores da arte asiática, sobretudo japonesa. Integrante do Grupo Kinyokai, com 62 pesquisadores e artistas, no intuito de unir os estudos acadêmicos e a práxis artística no que concerne ao Japão clássico e moderno. Dançarino e pesqusiador pelo Núcleo Experimental de Butô em São Paulo (2017-atual). Dançarino e ator de kabuki pela Fujima Ryu Brasil. Linha de pesquisa voltada para investigações prático-teóricas em contracultura japonesa no que diz ao teatro, dança, literatura e cinema dos anos 1960 aos anos 1980.

Thiago Abel, PUC-SP

Diretor e dançarino do Núcleo Experimental de Butô. Professor de Teatro, Dança e Filosofia, lecionando desde 2008 pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Ceará. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese "Arriar o Butô em 7 Encruzilhadas: micropolíticas do corpo", sob orientação de Christine Greiner.#8203;Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP com a dissertação (Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil.Realizou as extensões universitárias "Améfrica Ladina e as pedagogias de(s)coloniais" (UFPB) e "Leituras da Filosofia de Nietzsche" (UNIRIO).Licenciado em Teatro (Mozarteum) e Filosofia (Ítalo), técnico em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais LAPCA-UNESP).

Published

2025-03-04